Euro-Escola

Este Concurso é organizado, a nível nacional, pelo IPDJ,I.P. e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira. O objetivo do Concurso é selecionar as Escolas que irão participar nas Sessões EUROSCOLA, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

As escolas vencedoras da Sessão Nacional participam nas sessões em Estrasburgo no primeiro semestre de cada ano letivo seguinte. Na fase seguinte, as escolas selecionadas na sessão nacional, reúnem no Hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo, onde participam cerca de 500 jovens, representando Escolas dos vários Estados membros da União Europeia.

Estas sessões têm como objetivos: familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias; consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa; oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões pessoais e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu. Os jovens participam em grupos de trabalho multilingues, seguidos duma reunião plenária, fazendo uso dos seus conhecimentos linguísticos para comunicar com os seus homólogos, incentivando-se a compreensão mútua dos diversos pontos de vista e expectativas.

Free Joomla! templates by AgeThemes