A avaliação externa das aprendizagens reveste-se de grande importância pedagógica, curricular e social. Desde logo, ela contribui para a regulação do desenvolvimento do currículo nas escolas. Depois, a avaliação externa tem também como objetivo monitorizar a aprendizagem e devolver ao sistema educativo informação relevante para a melhoria dos processos didáticos de ensino e de melhoria das aprendizagens dos alunos, bem como para a tomada de decisões de política educativa.
A implementação, no presente ano letivo, do novo modelo de avaliação externa, com a introdução das provas ModA nos 4.º e 6.º anos de escolaridade e com alterações nas provas finais do ensino básico, permitirá a comparabilidade dos resultados, tornando-os mais fiáveis e úteis para uma efetiva monitorização da evolução das aprendizagens dos alunos ao longo do ensino básico.
As provas ModA e as provas finais do ensino básico decorrem em suporte digital. Nesse sentido, importa assegurar que, aquando da sua realização, todos os alunos estejam familiarizados com o digital em contexto de avaliação e, em particular, com a plataforma de realização de provas do IAVE.
Para que o processo de avaliação externa digital seja fiável como instrumento de monitorização, equitativo e justo para todos os alunos, é indispensável que os alunos tenham experiência e proficiência de utilização da plataforma de realização de provas do IAVE. O digital não pode ser um fator impeditivo para os alunos, nem prejudicar o seu desempenho ou a demonstração do que aprenderam em cada disciplina. Como tal, a avaliação externa em 2024/2025 foi planeada de forma a garantir que todos os alunos se encontrem em situação de equidade no que à utilização do suporte digital diz respeito.
Uma das medidas introduzidas no âmbito dessa preparação é a realização de provas-ensaio para os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade, nas disciplinas a que se aplicarão provas ModA ou provas finais do ensino básico. As provas-ensaio não são provas de avaliação externa e, enquanto momento de ensaio e preparação, serão uma mais-valia para todos: permitirão aos alunos familiarizar-se com o suporte digital em contexto de avaliação, ajudarão as escolas a testar os seus procedimentos de organização das provas de avaliação externa, e contribuirão para os serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação identificarem áreas de melhoria.