CAF - Monitorização do Projeto Educativo - Avaliação Intercalar | out 2024

 

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Nesta avaliação intercalar da monitorização do Projeto Educativo não foi possível apurar os 100% dos objetivos totais das metas, pelas razões apresentadas em cada uma das tabelas.
Como os procedimentos de recolha de dados coincide com o apuramento final do levantamento realizado pelo exercício CAF realizado com o objetivo de apresentar um novo disgnóstico através da realização do relatório de autoavaliação, esta monitorização intercalar do Projeto Educativo reflete a realidade observada nos passados dois anos letivos.
A Meta Global 2 foi a única que não foi possível monitorizar, devido à transferência de competências para a autarquia. Esta meta foi planeada pela equipa de autoavaliação com base na aplicação do modelo CAF, tendo em conta a realidade da construção do modelo a aplicar neste novo disgnóstico, nos termos da adaptação do modelo CAF 2020 ao modelo CAF Educação. Assim, a equipa de autoavaliação terá que reajustar a forma como avaliar esta área de diagnóstico e não menos importante do que qualquer outra.
Em suma, de um total de 92 objetivos, foram avaliados 86 (93,5%) e 6 não avaliados, destes tendo sido 1 anulado (1,1%), 2 terão que ser reajustados (2,2%), 2 por não haver oferta formativa (2,2%) e 1 por não estar contemplado no regulamento interno (1,1%). Dos objetivos avaliados, 15 foram atingidos (16,3%) e 48 ultrapassados (52,2%), dando uma percentagem de eficácia de 68,5%. Por outro lado, 5 objetivos ficaram entre o limite inferior e a meta estabelecida (5,4%) e 18 objetivos ficaram aquém do limite inferior (19,6%).
Em termos de metas globais, com a exceção da Meta Global 2, todas as metas foram suplantadas, evidenciando uma excelente eficácia na concretização da grande maioria das ações em cada uma delas.
Por fim, realça-se que 73,9% dos objetivos avaliados (68 objetivos) foram superiores aos respetivos valores que serviram de ponto de partida na construção do Projeto educativo.

Vouzela, 23 de outubro de 2024

A Equipa de Autoavaliação

CAF - Relatório dos Resultados dos Inquéritos Aplicado aos PD/PND 2022-2024

 

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A implementação deste inquérito teve como objetivo conhecer o grau de satisfação em diversas áreas, subjacentes nos vários critérios que o modelo CAF pressupõe. Assim, o conjunto de questões propostas ao Pessoal Docente (PD) e ao Pessoal Não Docente (PND) abrangeu os seguintes critérios e respetivas áreas:
− Critério 1 – Liderança – nas áreas da orientação à organização desenvolvendo a visão, missão e valores; gestão da organização, do seu desempenho e da melhoria contínua; inspiração, motivação e apoio às pessoas da organização e servindo de modelo de conduta; gestão de forma eficaz das relações com as autoridades políticas e outras partes interessadas.
− Critério 2 – Planeamento e estratégia – nas áreas da identificação das necessidades e expetativas das partes interessadas, do ambiente externo e da informação de gestão revelante; gestão de mudança e da inovação para garantir a agilidade e a resiliência da organização.
− Critério 3 – Pessoas – nas áreas da gestão e melhoria dos recursos humanos para apoiar a estratégia; desenvolvimento e gestão das competências das pessoas; envolvimento das pessoas através do diálogo e da delegação de responsabilidades, promovendo o seu bem-estar.
− Critério 4 – Parcerias e Recursos – nas áreas da colaboração com os cidadãos e organizações da sociedade civil; gestão do conhecimento e da informação; gestão dos recursos tecnológicos; e da gestão dos recursos materiais.
− Critério 5 - Processos – nas áreas do desenho e gestão de processos para acrescentar valor aos cidadãos e clientes; fornecimento de produtos e serviços para clientes, cidadãos, partes interessadas e sociedade.
− Critério 7 – Resultados das Pessoas – nas áreas dos resultados relativos à perceção geral da organização e à perceção das condições de trabalho.
− Critério 8 – Resultados da Responsabilidade Social – nas áreas dos resultados de impacto económico na sociedade local; dos resultados relativos à dimensão social em termos de desenvolvimento sustentável; resultados relativos à perceção da capacidade da instituição de se adaptar às mudanças no ambiente social, tecnológico, económico e político.
Por outro lado, este tipo de instrumento poderá servir, também, para avaliar a implementação de ações de melhoria, resultantes da avaliação do ciclo anterior.
O inquérito foi implementado através do Google Docs, entre os dias catorze e trinta e um de março de 2023.

Participação no V Encontro Nacional CAF

 

Realizou-se no passado dia 15 de outubro o V Encontro Nacional da CAF, no Auditório da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Oeiras, tendo por tema "Qualidade no Setor Público | Caminhada para a Excelência".

O encontro contou com cerca de 200 participantes, oriundos de todas as áreas da Administração Pública e com especial representatividade da área da Educação e Ensino Superior, atenta a "novidade" do modelo "CAF Educação 2024" que teve neste evento a sua primeira apresentação pública em Portugal.

Contou, ainda, com a participação, via vídeo, da Diretora-Geral do Centro Europeu de Recursos CAF que deu a conhecer as atividades em curso e os novos projetos que envolvem a comunidade CAF a nível internacional.

As matérias relativas ao compromisso dos serviços públicos e das suas lideranças com a qualidade na gestão dos recursos humanos e orientação para a melhoria contínua, bem como as vantagens associadas à autoavaliação e reconhecimento externo foram matérias abordadas transversalmente nas diferentes sessões,  tendo sido partilhadas conclusões de estudos e de experiências CAF que bem ilustraram a mais valia deste modelo de autoconhecimento enquanto enquadrador dos diferentes instrumentos de gestão das organizações.

O Encontro incluiu, ainda, sessões paralelas com vista à apresentação de conclusões de estudos e à divulgação de boas práticas e de novos materiais, com especial enfoque na CAF Educação 2024.

O AGEVC, à semelhança dos Encontros passados, esteve presente, por convite, neste V Encontro, na parte da manhã, numa “Mesa Redonda” para debater a "CAF e o compromisso dos serviços públicos com a qualidade na gestão | Autoavaliação e reconhecimento externo". Na parte da tarde, nas Sessões paralelas, marcou presença na Sessão 1: "CAF | Evidências de melhoria: Estudos e casos práticos", onde se apresentaram as melhorias evidenciadas após a participação/experiência adquirida e, em especial, no âmbito do Estudo de Caso da OCDE.

 

 

CAF - Relatório dos Resultados dos Inquéritos Aplicado às Entidades Parceiras 2022-2024

 

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A implementação deste inquérito teve como objetivo conhecer o grau de satisfação em diversas áreas, subjacentes nos vários critérios que o modelo CAF pressupõe. Assim, o conjunto de questões propostas às Entidades Parceiras do Agrupamento, em particular com as entidades que acolhem os alunos do Agrupamento em estágios profissionais e na transição para a vida ativa, abrangeu os seguintes critérios e respetivas áreas:

# Critério 1 – Liderança – nas áreas da orientação à organização desenvolvendo a visão, missão e valores; gestão da organização, do desempenho e da melhoria contínua; e da gestão de forma eficaz das relações com o nível político e outras partes interessadas;

# Critério 2 – Planeamento e estratégia – na área da gestão da mudança e da inovação para garantir a agilidade e a resiliência da organização;

# Critério 4 – Parcerias e Recursos – na área da colaboração com os cidadãos e organizações da sociedade civil;

# Critério 5 – Processos – na área do desenho e da gestão para aumentar valor para cidadãos e clientes;

# Critério 6 – Resultados orientados para os alunos e outras partes interessadas-chave (cidadãos/Clientes) – na área da medição da perceção das Entidades Parceiras;

# Critério 8 – Resultados da Responsabilidade Social – na área das medições de perceção das Entidades Parceiras.

 

Este tipo de instrumento poderá servir, também, para avaliar a implementação de ações de melhoria, resultantes da avaliação do ciclo 2017-2019.

O inquérito foi implementado através do Google Docs, entre 31 de outubro de 2023 e 30 de novembro de 2023.

CAF - Relatório dos Resultados dos Inquéritos Aplicado aos EE 2022-2024

 

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A implementação deste inquérito teve como objetivo conhecer o grau de satisfação em diversas áreas, subjacentes nos vários critérios que o modelo CAF pressupõe. Assim, o conjunto de questões propostas ao Pais e Encarregados de Educação abrangeu os seguintes critérios e respetivas áreas:

# Critério 1 – Liderança - nas áreas da orientação à organização desenvolvendo a visão, missão e valores; gestão da organização, do seu desempenho e da melhoria contínua; inspiração, motivação e apoio às pessoas da organização e servindo de modelo de conduta; gestão de forma eficaz das relações com o nível político e outras partes interessadas.

# Critério 2 – Planeamento e Estratégia - gestão de mudança e da inovação para garantir a agilidade e a resiliência da organização.

# Critério 4 – Parcerias e Recursos - nas áreas da colaboração com os cidadãos e organizações da sociedade civil; gestão do conhecimento e da informação; gestão dos recursos tecnológicos; e da gestão dos recursos materiais.

# Critério 5 - Processos – na área do fornecimento de produtos e serviços para clientes, cidadãos, partes interessadas e sociedade.

# Critério 6 – Resultados orientados para os alunos e outras partes interessadas-chave (cidadãos/Clientes) - nas áreas de medições da perceção e de desempenho.

# Critério 8 – Resultados da Responsabilidade Social – nas áreas de medições da perceção e de desempenho.

 

Este tipo de instrumento poderá servir, também, para avaliar a implementação de ações de melhoria, resultantes da avaliação do ciclo anterior.

O inquérito foi implementado através do Google Docs, entre os dias vinte e cinco de maio e 30 junho de 2023. No início do presente ano letivo, foi novamente solicitado aos encarregados de educação, que ainda não o tinham feito anteriormente, a participação na resposta dos questionários.

 

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